Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Obama quer 1,8 bilhão de dólares contra o zika; Comitê dos EUA vai discutir vinda ou não de atletas ao Rio e especialista acha que parte da população está imunizada

Terça 09/02/16 - 9h19

Barack Obama pedirá ao Congresso dos EUA mais de US$ 1,8 bilhão para o combate ao zika. A Casa Branca disse que o dinheiro vai expandir programas de controle do Aedes aegypti.
DISCUTIR
Ontem, depois que agências internacionais divulgarem que o Comitê dos EUA deixaria para os atletas a decisão de viajar ao Rio na Olimpíada, o órgão admitiu discutir o tema, mas negou recomendação.
IMUNIZADA
Uma das primeiras médicas a identificar os casos de microcefalia ligada ao zika, Vanessa Van der Linden afirmou que parte da população pode estar imunizada, o que poderia reduzirí o número de novos casos da doença. A neuropediatra atende em Pernambuco e concluiu: tudo indica que as pessoas que já contraíram zika “ficam imunizadas, a exemplo da dengue”.
DIAGNÓSTICO
Um dos poucos especialistas na síndrome de Guillain-Barré, o professor de neurologia da Universidade Federal Fluminense, Osvaldo Nascimento, se diz preocupado com o diagnóstico da doença à medida que avança a epidemia de zika. Sua equipe já atendeu 16 pacientes com a síndrome em janeiro e considera o diagnóstico é complexo. Muitos médicos não sabem identificar todas as variantes.
— Muitos médicos têm dificuldade de reconhecer todas as suas manifestações clínicas. Isso é muito grave no momento em que surgem casos associados ao zika. Temos visto um maior número de pacientes com esse quadro e alguns apresentam complicações mais severas que o quadro clássico — completa Nascimento.
SITE
A partir do dia 15, a Anerj vai franquear aos médicos no seu site (www.anerj.org.br) mais informações sobre o problema e uma via de esclarecimento por e-mail (anerj@anerj.org.br

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais