Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 28 de abril de 2024

Empresários que morreram no acidente aéreo em Minas (foram 7 os mortos) tinham empresa com sede em Almenara e compraram o avião em 23 de novembro de 2023. Famílias voltavam de S. Paulo para BH, após fim de semana em chácara. (Veja o vídeo no whatsapp montesclaros.com, no @montesclaroscom, o instagram da 98FM, e no facebook Montesclaroscom Radiomoc)

Domingo 28/01/24 - 18h35

Avião cai em Minas Gerais e deixa sete mortos

O Cenipa investiga as causas do acidente



Um avião de pequeno porte, de matrícula PS-MTG, caiu neste domingo (28), na zona rural de Itapeva, no sul de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros do estado informou que os militares encontraram sete mortos no local. O número foi confirmado por peritos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Segundo a polícia, trata-se de duas mulheres, quatro homens e um menino.

“Os bombeiros militares de Minas Gerais encontraram em óbito as sete vítimas a bordo da aeronave. Os peritos da PCMG confirmaram esta quantidade e dão continuidade aos trabalhos no local”, informou a corporação.

Em vídeos de moradores, publicados nas redes sociais, é possível ver pedaços da aeronave espalhados pelo terreno onde houve o acidente. De acordo com o Núcleo de Atendimento à Imprensa do governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros recebeu o chamado da ocorrência por volta das 10h38 da manhã do domingo.

A nota do governo mineiro acrescentou que depois de localizada a aeronave, oito bombeiros militares começaram a atuar em um perímetro de aproximadamente 400 metros. O governo mineiro acrescentou que “a quantidade de pessoas a bordo deve ser confirmada pela empresa responsável pelo check-in da aeronave, que decolou do Aeroporto Estadual de Campos dos Amarais, em Campinas, São Paulo”.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), informou que logo após ser avisada sobre o acidente, enviou uma equipe de perícia para o local. Lá, os peritos encontraram os corpos das vítimas “Os sete corpos, quatro homens, um menino e duas mulheres, foram encaminhados ao Posto Médico-Legal, em Pouso Alegre, para exames necropsiais e identificação. A ocorrência encontra-se em andamento”, contou, acrescentando que “tão logo seja possível, novas informações poderão ser divulgadas”.

Investigações
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) determinou a ida para o local de investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), localizados no Rio de Janeiro (RJ). A Seripa III é um órgão regional Cenipa.

“Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, informou em nota a Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a FAB, “a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

O objetivo das investigações de ocorrências aeronáuticas por parte do Cenipa é evitar que ocorram novos acidentes com características semelhantes.

Anac
Também em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente ocorrido e se solidarizou com amigos e familiares das vítimas. “A aeronave, matrícula PS-MTG, está em situação regular na ANAC e não tinha autorização para serviço de táxi-aéreo”, completou o órgão regulador.

Vítimas
Pelas redes sociais, a empresa CredFranco, com sede em Belo Horizonte (MG), publicou uma nota de pesar informando que entre as vítimas do acidente estão dois de seus sócios fundadores, André Amaral e Marcílio Franco, e pessoas das suas famílias. “Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências e solidariedade à família, amigos e a todos que compartilharam conosco este momento de tristeza e reflexão”.

A empresa informou que os detalhes sobre as cerimônias de homenagem e sepultamento serão informados oportunamente. “A empresa estará de luto no dia 29/01/24 e prestará todo o apoio necessário aos familiares e colaboradores neste período difícil”, concluiu.Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

***


RESUMO

Sete pessoas perderam a vida NO acidente aéreo, ocorrido na manhã deste domingo (28) na cidade de Itapeva, interior de Minas Gerais.

O avião, que partiu do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, São Paulo, tinha como destino a capital mineira, Belo Horizonte.

As vítimas incluem Marcílio Franco e André Amaral, ambos empresários do setor financeiro e sócios da empresa de crédito consignado Credfranco.

Marcílio fundou a empresa em 2003, e André se juntou a ele como sócio no ano seguinte.

Ambos também faziam parte da Associação Nacional de Empresas Correspondentes Bancárias (Anec), com Marcílio atuando como presidente e André no Conselho Administrativo.

A associação expressou pesar pela perda dos empresários.

Além dos empresários, estavam a bordo seus familiares: Raquel Silveira, esposa de Marcílio, Antonio Silveira, filho do casal, e Fernanda Amaral, esposa de André.

Os dois tripulantes, piloto e copiloto, também estavam na aeronave.

Todos faleceram na queda.

Testemunhas relataram ter visto o avião se desintegrando no ar enquanto sobrevoava a região, com seus destroços caindo gradualmente no chão. Os bombeiros encontraram os corpos de todas as vítimas no interior da aeronave, e os destroços se espalharam em um raio de quase 1 km do local central da queda.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais