Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 28 de abril de 2024

Copasa divulga que a Barragem de Juramento afinal está cheia. E destaca: "...representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de Montes Claros"

Sexta 23/02/24 - 10h

Divulgado pela Copasa:

Em razão do grande volume de chuvas dos últimos dias, a barragem do rio Juramento, utilizada pela Copasa para o abastecimento de parte da cidade Montes Claros, atingiu 100% de sua capacidade na madrugada desta sexta-feira (23/02), ocasionando no vertimento de água da unidade.

A Companhia esclarece que esse é um processo natural em barragens de acumulação que, quando atingem sua capacidade máxima de acumulação, libera a água excedente.


A Copasa destaca que a captação de água na represa de Juramento, cuja capacidade instalada é de 45 milhões de m³, representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de Montes Claros.

Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.


A Companhia ressalta que o índice pluviométrico na bacia de contribuição da barragem, no período entre 1º de outubro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024 é de 953,30 milímetros.

Já entre 1º de outubro de 2022 a 22 de fevereiro de 2023, o acumulado de chuvas na bacia de contribuição da represa era de 764,40 milímetros.



***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais